O saneamento básico e o abastecimento de água por meio do enfoque Ciência Tecnologia Sociedade
AUTORA
Professora Vanessa Denck Colman, 5º ano B
Esta é uma pesquisa aplicada, pois pretende gerar conhecimentos práticos dirigidos à solução de um problema específico que é a dificuldade de se tratar a unidade temática: Matéria e energia – Consumo consciente: noções de sustentabilidade, por meio do O saneamento básico e o abastecimento de água por meio do enfoque Ciência Tecnologia Sociedade, de forma consistente em sala de aula. O trabalho contou a aplicação de 8 aulas com práticas pedagógicas: de 5° ano do Ensino Fundamental – anos finais da Escola Municipal Dr. Amadeu Puppi de Ponta Grossa, Pr. O trabalho pretende-se utiliza-se da proposta curricular para corroborar com a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, pois os conteúdos científicos e tecnológicos foram estudados com a discussão de seus aspectos históricos éticos políticos sócios econômicos (LOPES e CEREZO, 1996). Como prática integradora, os alunos participaram de uma oficina de aprendizagem com a criação de maquetes sobre o saneamento básico com materiais recicláveis, escrita descritiva sobre o assunto e desenho ilustrativo. Onde foram aplicados os conhecimentos estudados o que perceberam e sentiram durante a atividade, além da possibilidade de se tornarem multiplicadores desse aprendizado.
As sequências trabalhadas seguiram o referencial curricular a partir da BNCC e respeitando o Projeto Político Pedagógico da escola, foram abordados temas da Unidade Temática Matéria e Energia, especificamente relacionados à produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais, justificando ainda o viés multidisciplinar desse trabalho.
Foi utilizado um roteiro para buscar identificar as percepções prévias dos alunos a respeito das relações sociais entre a ciência e tecnologia sobre o tema água com direcionamento no saneamento básico e sua distribuição.
De forma ativa, os alunos participaram das aulas e atividades diferenciadas, abaixo descritas, com o objetivo de comprovar a hipótese deste projeto. Os temas seguirão a sequência didática resumida a seguir:
AULA 1: Compreender a importância do Saneamento básico e abastecimento na cidade de Ponta Grossa, reconhecendo a sua importância e presença no cotidiano. Esses elementos serão trabalhados por meio de discussões em sala após os alunos assistirem o vídeo:
AULA 2: Reconhecer como o consumo consciente da utilização da água que recebemos em casa por meio do abastecimento. Por meio de estudos e debates e criação de gráficos com recurso de talão de água.
AULA 3: Entender como funciona o tratamento de água e distribuição em nossa cidade por meio de construção de maquetes.
AULA 4: Avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais para auxiliar no saneamento básico e abastecimento e que as atividades humanas causam ao ambiente.
AULA 5: O objetivo de aprendizagem aqui é sistematizar os conceitos e conhecimentos construídos ao longo das aulas na forma de uma descritiva e ilustrativa.
AULA 6: Palestra com representante sanepar na escola no dia 09/09/2022.
AULA 7: como último objetivo da proposta metodológica, o alunos serão convidados a realizar uma aula virtual pela sanepar que ocorreu no dia 12/09/2022.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Acesso em 10/08/2022: https://arede.info/ponta-grossa/431392/interligacao-de-rede-de-agua-pode-afetar-o-abastecimento?d=1
Acesso em10/08/2022: https://arede.info/vamos-ler-aulas/432983/unimed-pg-e-vamos-ler-destacam-a-preservacao-ambiental?d=1
Professora Vanessa Denck Colman, 5º ano B
Esta é uma pesquisa aplicada, pois pretende gerar conhecimentos práticos dirigidos à solução de um problema específico que é a dificuldade de se tratar a unidade temática: Matéria e energia – Consumo consciente: noções de sustentabilidade, por meio do O saneamento básico e o abastecimento de água por meio do enfoque Ciência Tecnologia Sociedade, de forma consistente em sala de aula. O trabalho contou a aplicação de 8 aulas com práticas pedagógicas: de 5° ano do Ensino Fundamental – anos finais da Escola Municipal Dr. Amadeu Puppi de Ponta Grossa, Pr. O trabalho pretende-se utiliza-se da proposta curricular para corroborar com a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, pois os conteúdos científicos e tecnológicos foram estudados com a discussão de seus aspectos históricos éticos políticos sócios econômicos (LOPES e CEREZO, 1996). Como prática integradora, os alunos participaram de uma oficina de aprendizagem com a criação de maquetes sobre o saneamento básico com materiais recicláveis, escrita descritiva sobre o assunto e desenho ilustrativo. Onde foram aplicados os conhecimentos estudados o que perceberam e sentiram durante a atividade, além da possibilidade de se tornarem multiplicadores desse aprendizado.
As sequências trabalhadas seguiram o referencial curricular a partir da BNCC e respeitando o Projeto Político Pedagógico da escola, foram abordados temas da Unidade Temática Matéria e Energia, especificamente relacionados à produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais, justificando ainda o viés multidisciplinar desse trabalho.
Foi utilizado um roteiro para buscar identificar as percepções prévias dos alunos a respeito das relações sociais entre a ciência e tecnologia sobre o tema água com direcionamento no saneamento básico e sua distribuição.
De forma ativa, os alunos participaram das aulas e atividades diferenciadas, abaixo descritas, com o objetivo de comprovar a hipótese deste projeto. Os temas seguirão a sequência didática resumida a seguir:
AULA 1: Compreender a importância do Saneamento básico e abastecimento na cidade de Ponta Grossa, reconhecendo a sua importância e presença no cotidiano. Esses elementos serão trabalhados por meio de discussões em sala após os alunos assistirem o vídeo:
AULA 2: Reconhecer como o consumo consciente da utilização da água que recebemos em casa por meio do abastecimento. Por meio de estudos e debates e criação de gráficos com recurso de talão de água.
AULA 3: Entender como funciona o tratamento de água e distribuição em nossa cidade por meio de construção de maquetes.
AULA 4: Avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais para auxiliar no saneamento básico e abastecimento e que as atividades humanas causam ao ambiente.
AULA 5: O objetivo de aprendizagem aqui é sistematizar os conceitos e conhecimentos construídos ao longo das aulas na forma de uma descritiva e ilustrativa.
AULA 6: Palestra com representante sanepar na escola no dia 09/09/2022.
AULA 7: como último objetivo da proposta metodológica, o alunos serão convidados a realizar uma aula virtual pela sanepar que ocorreu no dia 12/09/2022.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Acesso em 10/08/2022: https://arede.info/ponta-grossa/431392/interligacao-de-rede-de-agua-pode-afetar-o-abastecimento?d=1
Acesso em10/08/2022: https://arede.info/vamos-ler-aulas/432983/unimed-pg-e-vamos-ler-destacam-a-preservacao-ambiental?d=1
Comentários
Postar um comentário