Água “cada gotinha é valiosa”

Professora Cassiane Bochnie, 4º ano B. Escola Municipal Prefeito Doutor Amadeu Puppi


Os Alunos do 4º ano B, da Escola Municipal Prefeito Doutor Amadeu Puppi, promoveram nos dias 22 e 24 de março, atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, com a intenção de conscientizar sobre a importância da água e do seu consumo consciente.

Inicialmente foi realizado o experimento com uma garrafa pet transparente de dois litros com tampa, água, um copo de 200 ml e um copo de 50 ml. Com o experimento os alunos refletiram sobre a quantidade de água existente no nosso planeta e a quantidade aproximada de água doce disponível para o consumo de todos os seres vivos, bem como, a importância do consumo consciente para que esse recurso natural não venha a se tornar escasso a todos os seres vivos.

Após, os alunos foram desafiados a serem detetives por um dia, o qual tiveram o desafio de investigarem em suas casas ou mesmo na própria escola as más utilizações da água ou o desperdício dela e pensar em maneiras de como poderíamos economizar água no nosso cotidiano.

Dando prosseguimento à proposta foi trabalhada a forma composicional e a função social do gênero textual panfleto. Após os alunos tiveram como desafio colocar em prática o que aprenderam com suas investigações, produzindo em grupos, panfletos, com algumas dicas de como economizar água no dia a dia.

Finalizando as atividades os alunos realizaram abordagem nos portões das residências próximas à escola, para levar a comunidade mensagem sensibilizadora sobre a importância da água para a vida na Terra. Os estudantes conversaram com as pessoas,as quais foram bem receptivas, e assim deram dicas para economia da água no cotidiano.

Este trabalho foi importante para fazer com que os alunos tenham consciência do quanto a água é necessária para o nosso dia a dia e como é importante preservá-la. Assim como, os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos e contribuir com algumas dicas com a comunidade da importância do uso consciente da água.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O saneamento básico e o abastecimento de água por meio do enfoque Ciência Tecnologia Sociedade

Projeto dia da árvore