Projeto dia da árvore

AUTORA
Professora Vanessa Denck Colman, 5º ano B

Para celebrar o dia da árvore os alunos dos 5º A e B das Professoras Vanessa Denck Colman e Kátia Maria Kabota Debona da Escola Municipal Dr Amadeu Puppi localizada na Cidade de Ponta Grossa. Realizaram diversas atividades e reflexões sobre questões voltadas para Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS).

Com o apoio do O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integrado ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Representado pelo Biologo e Professor Rafael Ribeiro, foram plantadas 25 mudas de árvores ao entorno da escola.

O trabalho também contou com norteador os referenciais teóricos do município de Ponta Grossa os quais atendem a BNCC: OBJETOS DE CONHECIMENTO. As plantas e a fotossíntese. Objetivos: Reconhecer os impactos da ação humana para o planeta. Perceber a forma como os animais e as plantas respiram.

Inicialmente a professora por meio de um seminário com perguntas abertas indagou os alunos com temas anteriormente já trabalhados como plantas e fotossíntese. Na sequência foram criadas ilustrações sobre os dois temas. Após as ilustrações a professora iniciou uma referencia ao dia 21 de setembro e a importância das árvores em nossa vida. Foi realizado cartazes. E ao final foi proposto aos alunos o que eles achavam de plantar árvores? Se eles já tinham plantado alguma árvore? A grande maioria das respostas foi não e perguntaram e como será que podemos plantar e onde. Foi nesse momento que a professora pediu para que eles observar onde poderiam plantar ao redor da escola ou no pátio da escola e que realizassem uma tarefa de mapeamento da localização de onde poderia ser plantadas as árvores.

Na aula seguinte a professora perguntou se eles realizaram o mapeamento e estudo de onde poderiam plantar. Surgiu diversos lugares dentre eles o ao lado da escola o qual a professora explicou porque seria o mais ideal explicando da distancia dos fios de luz e distancia da calçada.

Com o mapeamento em mãos e resultados de onde as árvores poderiam ser plantadas. Foi entrado em contato com o Biologo e Professor Rafael Ribeiro do (ICMBio) o qual prontamente se disponibilizou de vir até a escola no dia 22 de setembro para auxiliar no plantio com mudas disponibilizadas pela (ICMBio). O mesmo teve o cuidado de criar Código QR é um código de barras, ou barrametrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Com identificação de como a árvore ficara quando crescer.

No momento em que o Biologo Rafael foi auxiliando no plantio e explicando fazendo perguntas sobre fotossíntese cuidados com o solo, raiz e o meio ambiente.

O nome do Instituto homenageia o seringueiro, acreano Chico Mendes, ativista cuja luta ganhou repercussão nacional e internacional pela defesa da biodiversidade amazônica, sendo reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Criado em 2007 através do decreto 11.516 de 28 de agosto, e com a missão de "proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental", o ICMBio tem como principais responsabilidades propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção da biodiversidade em todo o Brasil.

Em ponta grossa a equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) dos Campos Gerais atua no Parque Nacional dos Campos Gerais, unidade de conservação que abrange os municípios de Ponta Grossa, Carambei e Castro, contemplando atrativos naturais como a Cachoeira do rio Sao Jorge, Mariquinha, Buraco do padre e Furnas Gemeas. Alem do Parna, outras unidades de conservação são geridas pelo órgão aqui na região como as Florestas Nacionais de Irati e de Piraí do Sul e a Reserva Biológica das Araucarias localizada nos municípios de Imbituva, Ipiranga e Teixeira Soares.

Objetivos: - Comemorar o Dia da Árvore, aproveitando para despertar a consciência ecológica nos alunos; - Mostrar a importância das árvores para o planeta; - Sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; - Promover o cuidado com o meio ambiente. Para que serve uma árvore?





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O saneamento básico e o abastecimento de água por meio do enfoque Ciência Tecnologia Sociedade

Água “cada gotinha é valiosa”